Thursday, May 3, 2007

Adoro cozinhar e espero que continue a gostar tanto no futuro como gosto agora. Há muitos anos, a minha mãe comprou o livro Cozinha Rápida e Económica, das Selecções, que se tornou numa bíblia para mim.



Foi neste livro que encontrei uma receita de Sopa de Almôndegas, que é deliciosa e muito simples de fazer. Assemelha-se a um goulash à húngara, ou talvez a uma sopa da pedra:

Sopa de Almôndegas Preparação:10 min Cozedura: 19 min 6 porções

1.5l de caldo de carne
375g de carne de vaca picada
375g de carne de porco picada
1 ovo batido
1,5 colheres de chá de sal
1 pitada de pimenta preta
5 tomates médios pelados ou 425g de tomate de lata picado e com o líquido
425 gramas de feijão encarnado de lata escorrido
4 colheres de sopa de salsa picada


1. Levar ao lume um tacho grande com o caldo de carne e deixar levantar fervura. Entretanto, misturam-se as carnes com o ovo, o sal e a pimenta e molda-se o perparado em bolas de cerca de 2 cm.

2. Reduzir o lume e juntar ao caldo as bolas de carne e o tomate. Tapar e deixar cozer durante 15 minutos. Juntar o feijão e a salsa e deixa-se aquecer durante 2 minutos.

Nota: Eu fiz algumas pequenas alterações a esta receita: reduzi as quantidades para metade, comprei as almôndegas já feitas no talho, o que tornou tudo muito mais fácil e rápido e acrescentei batata cortada aos bocadinhos para ficar um bocadinho mais rica.

O resultado foi este:

Outro dos meus passatempos tem sido a costura. Resolvi fazer um saquinho para guardar as agulhas de tricot com um tecido de algodão que a minha mãe tinha guardado e que tinha sobrado das minhas batas do infantário. Fi-lo todo à mão, é um cilindro de pano com um círculo na parte de baixo. Para fechar, basta dar um nó na parte de cima. Este pequeno projecto foi uma forma de eu practicar coser à mão, pois é algo que nunca tinha feito. Assim juntei o útil ao agradável.

Por fim, o meu Boggie tem ido de vento em pôpa. Tornei a desfazer o que tinha feito e resolvi tricotar o colete em círculo, em vez de ser em duas partes separadas. Também decidi fazer um decote em V em vez do decote em T que vem com a receita. Aqui mostro o pormenor dos torcidos, a côr é mais escura do que na foto, uma espécie de azul petróleo:

3 comments:

Tany said...

Olá Laura,
desculpa mas ainda n tenho a receita que te prometi... Fui de férias e não consegui falar com a pessoa que ma deu... Quanto à tua pergunta (comentário no meu blog sobre máquinas de costura), vou escrever amanhã ou mais tardar no sábado um post exactamente sobre isso pois ando à procura de uma máquina nova e até há pouco tempo só via a Singer. Há mais marcas e algumas bem superiores por preços muito convidativos. Estou a pensar na Husqvarna C20, que posso comprar no representante da Pfaff no Porto, mas no meu próximo post vou entrar em todos os pormenores.

Beijinhos,

Tany

Anonymous said...

Bem!!! Isto é que é novidades!!!
Nunca me passou pela ideia uma sopa de almondegas, mas quem sabe se um dia não faço?
Quanto à bolsa das agulhas, parce-me muito bem! Tens de levar para o proximo encontro para ver ao vivo. O boggie, tem uns torcidos espetaculares!

Bjs

Mónica

Unknown said...

Gostei da tua ideia do saco para as agulhas, as minhas andam sempre perdidas!!!!!!!!!!!!! Bom fim de semana!!